HVAL- Histerectomia Vaginal Assistida Laparoscopicamente

A Histerectomia Vaginal Assistida Laparoscopicamente é semelhante a Histerectomia Total Laracoscópica , pois em ambos o útero e o colo do útero são removidos no HVAL*. Em ambos os procedimentos HTL e HVAL, são iniciados primeiro pela dissecção e transecção dos ligamentos e fornecimento de sangue laparoscopicamente. No entanto, com a Histerectomia Vaginal Assistida Laparoscopicamente, a colpotomia e extração do útero é realizada via vaginal. Por isso o tubo vaginal é adequado, como o McCartney Tube fornecido pela LiNA Medical.

Em casos de alargamento de útero substancial, o morcelador, e.g. o Morcelador LiNA Xcis, é necessário para remover o tecido/ útero. No fim do procedimento HVAL, a cúpula vaginal é suturada e fechado através da vagina.

*O procedimento pode também incluir uma Salpingo-ooforectomia (unilateral/bilateral) assim adicionalmente a remoção do (s) ovário (s) e a(s) trompa(s) de falópio. Quando realizada uma histerectomia radical, parte do paramétrio é removida, bem como em procedimentos envolvendo câncer também pode haver necessidade de remoção dos linfonodos.